Já pensou em contratar uma assessoria de imprensa para Turismo? Não importa se sua empresa é uma pousada, hotel, resort, hotel fazenda, agência de viagem, secretaria de turismo, entre tantas outras atividades turística. O fato é que os serviços de assessoria podem ajudar a alavancar o seu negócio, fortalecer a sua marca e criar valor para os seus clientes.
O Turismo é uma das atividades que mais cresce no Brasil. No primeiro semestre de 2019, houve um crescimento recorde de R$ 136,7 bilhões. De julho de 2018 a julho de 2019, o setor gerou mais de 25 mil vagas de emprego. Os dados constam na pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Com o início da pandemia e, consequentemente, do isolamento social, o mercado de Turismo sofreu uma queda expressiva. Mas o setor está voltando a aquecer e já demonstra sinais claros de recuperação. Este é o momento, portanto, de investir na divulgação do seu estabelecimento para não ser engolido pelos concorrentes.
É principalmente neste momento de recuperação que os serviços de assessoria podem ajudar sua empresa a ganhar visibilidade na mídia e conquistar novos clientes. Mas para isso é importante que você saiba o que é de fato este serviço, quais são as estratégias e as táticas de operação da assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa é um serviço especializado de comunicação, realizado por profissionais devidamente formados e capacitados para estabelecer uma relação de credibilidade com jornalistas e comunicadores para gerar mídia espontânea.
Mídia espontânea, de modo geral, são publicações não pagas, essencialmente informativas, em qualquer veículo de comunicação: jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão, blogs, portais. Também se inclui em veículos de comunicação as redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, entre outras.
De modo geral, a sua empresa pode aparecer na mídia como um especialista, ou seja, comentando, analisando e opinando a respeito de assuntos em que tenha expertise. Mas também pode aparecer na mídia por conta da qualidade dos serviços que oferece aos turistas, dos atrativos do estabelecimento e, naturalmente, dos diferenciais em relação aos concorrentes.
O profissional contratado para realizar assessoria de imprensa deve possuir um “olhar” treinado para captar as notícias relevantes da sua empresa e fazer com que ela chegue aos jornalistas e comunicadores corretos e no tempo certo. Para que isso aconteça, o assessor de imprensa recorre a diversas táticas para conseguir colocar em prática as estratégias, como veremos a seguir.
Conquistar espaço nobre na mídia para sua pousada, hotel, resort ou agência de viagem e ser mencionado nas matérias é uma atividade que exige uma série de ações. Elas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto, de acordo com o perfil e as necessidades do cliente. Abaixo, você pode conhecer um resumo de algumas táticas.
Um dos resultados mais práticos do serviço de assessoria de imprensa para Turismo, sem dúvida, é conquistar mais hóspedes para o hotel, pousada, resort, etc. O mesmo pode ser dito quando a assessoria de imprensa é realizada para destinos turísticos, como cidades ou até mesmo atrativos específicos: aumentar o número de visitantes.
No entanto, é importante destacar que o crescimento no número de hóspedes ou de visitantes de um destino trata-se, na verdade, do fruto palpável de ganhos ainda mais valorosos e sustentáveis: uma imagem forte, credibilidade, engajamento e fidelização dos clientes.
Outro ponto a se considerar é que nenhuma empresa está imune a crises. E quando as crises acontecem, as empresas que têm uma marca sólida podem sair delas com menos arranhões e danos possíveis. Mas é claro que o trabalho de gestão da crise precisa ser conduzido com profissionalismo: é aí que a assessoria de imprensa entra em cena novamente.
Por fim, vale lembrar que todo o trabalho da assessoria de imprensa é realizado em total harmonia com o cliente para ajuda-lo a atingir metas e objetivos, tanto gerais quanto específicos.
Neste artigo, apresentamos somente algumas das questões mais gerais do que é assessoria de imprensa para Turismo e alguns dos benefícios para o seu negócio. Para mais informações e propostas, entre em contato com a WR Comunicação pelo e-mail: imprensa@wrimprensa.com.br ou pelo telefone (11) 98658-6290.
Até a próxima!