Assessoria de imprensa para Turismo

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27/10/2020
Assessoria de imprensa para Turismo: a foto mostra o quarto de uma pousada

Já pensou em contratar uma assessoria de imprensa para Turismo? Não importa se sua empresa é uma pousada, hotel, resort, hotel fazenda, agência de viagem, secretaria de turismo, entre tantas outras atividades turística. O fato é que os serviços de assessoria podem ajudar a alavancar o seu negócio, fortalecer a sua marca e criar valor para os seus clientes. 

O Turismo é uma das atividades que mais cresce no Brasil. No primeiro semestre de 2019, houve um crescimento recorde de R$ 136,7 bilhões. De julho de 2018 a julho de 2019, o setor gerou mais de 25 mil vagas de emprego. Os dados constam na pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Com o início da pandemia e, consequentemente, do isolamento social, o mercado de Turismo sofreu uma queda expressiva. Mas o setor está voltando a aquecer e já demonstra sinais claros de recuperação. Este é o momento, portanto, de investir na divulgação do seu estabelecimento para não ser engolido pelos concorrentes. 

É principalmente neste momento de recuperação que os serviços de assessoria podem ajudar sua empresa a ganhar visibilidade na mídia e conquistar novos clientes. Mas para isso é importante que você saiba o que é de fato este serviço, quais são as estratégias e as táticas de operação da assessoria de imprensa. 

O que é assessoria de imprensa para Turismo? 

A assessoria de imprensa é um serviço especializado de comunicação, realizado por profissionais devidamente formados e capacitados para estabelecer uma relação de credibilidade com jornalistas e comunicadores para gerar mídia espontânea. 

Mídia espontânea, de modo geral, são publicações não pagas, essencialmente informativas, em qualquer veículo de comunicação: jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão, blogs, portais. Também se inclui em veículos de comunicação as redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, entre outras. 

Assessoria de imprensa para Turismo: a imagem mostra uma pessoa interagindo nas redes sociais

De modo geral, a sua empresa pode aparecer na mídia como um especialista, ou seja, comentando, analisando e opinando a respeito de assuntos em que tenha expertise. Mas também pode aparecer na mídia por conta da qualidade dos serviços que oferece aos turistas, dos atrativos do estabelecimento e, naturalmente, dos diferenciais em relação aos concorrentes. 

O profissional contratado para realizar assessoria de imprensa deve possuir um “olhar” treinado para captar as notícias relevantes da sua empresa e fazer com que ela chegue aos jornalistas e comunicadores corretos e no tempo certo. Para que isso aconteça, o assessor de imprensa recorre a diversas táticas para conseguir colocar em prática as estratégias, como veremos a seguir. 

Táticas e estratégias da assessoria de imprensa para Turismo

Conquistar espaço nobre na mídia para sua pousada, hotel, resort ou agência de viagem e ser mencionado nas matérias é uma atividade que exige uma série de ações. Elas podem ser aplicadas separadamente ou em conjunto, de acordo com o perfil e as necessidades do cliente. Abaixo, você pode conhecer um resumo de algumas táticas. 

  • Mailing segmentado: o mailing é uma lista de todos os jornalistas, comunicadores e influencers que produzem conteúdo de Turismo. O assessor de imprensa precisa ter um mailing segmentado atualizado. Sem dúvida, esse é o primeiro passo. E é fundamental para que todo o restante do trabalho seja eficiente. 
  • Pauta: de modo geral, a pauta é a escolha de um tema relevante e tanto quanto possível inédito. Além de todas informações importantes para compreender o assunto, informar e despertar a atenção dos jornalistas e do público.  
  • Press release: trata-se de um texto em formato jornalístico que ordena e apresenta as informações da pauta de forma criativa e atrativa. O press release é enviado para os jornalistas, comunicadores e influencers. O material pode ser publicado na íntegra ou não. O mais importante é despertar o interesse pelo assunto.   
  • Artigos: os artigos são textos de opinião a respeito de um determinado assunto em que o cliente possui expertise. Normalmente, são assinados e enviados para jornais, revistas, blogs e portais. Preferencialmente, como são assinados, costumam ser publicados na íntegra. Veja um exemplo de artigo aqui.   
  • Banco de imagens: produzir e gerenciar um banco de imagens com fotografias e vídeos é fundamental para qualquer estratégia de assessoria de imprensa para Turismo. Com boas imagens, os profissionais tendem a dar mais atenção para as notícias relacionadas à sua empresa. 

Táticas de relacionamento e engajamento

  • Press trip: trata-se de convidar um profissional ou até mesmo um grupo de profissionais, como jornalistas e influencers, para conhecer o seu hotel, pousada ou resort. Ao experimentar os serviços, conhecer o local, os profissionais terão muito mais informações e experiências vivencias para produzir matérias maiores e mais completas.  
  • Produção de conteúdo para sites e blogs: a produção de conteúdo para sites e blogs, acoplados ou não ao site do hotel, pousada, resort, tem se tornado fundamentais nas estratégias de comunicação. Isso porque eles possuem alto poder de comunicação direta com o público, promovendo o engajamento com a marca. Além disso, também são produzidos com técnicas de SEO, para alavancar a posição do site nos mecanismos orgânicos de busca na internet, como o Google.  
  • Gestão de redes sociais: a gestão de redes sociais, aliada com a produção de conteúdo otimizado para SEO, é um meio direto e extremamente eficiente de comunicação e engajamento para hotéis, pousadas, resorts, agências de viagem. Sem dúvida, nenhuma organização que atue no mercado de Turismo pode se privar de atuar profissionalmente nas redes sociais para gerar negócios.   
  • Media training: O media training é um treinamento específico para os gerentes e proprietários de empresas que atuam no Turismo. O objetivo do treinamento é preparar o porta voz para se relacionar com a imprensa, dar entrevistas produtivas e focadas em resultados. 
  • Clipping: esse é um dos componentes mais importantes. Trata-se de um relatório com todas as publicações realizadas a partir do trabalho da assessoria de imprensa. Mas não é apenas de relatório e mensuração de resultados. É uma ferramenta estratégica que possibilita visualizar em quais meios de comunicação a empresa precisa intensificar as ações e relacionamentos. O clipping também pode ser utilizado para acompanhar a concorrência.  

Resultados da assessoria de imprensa para Turismo 

Um dos resultados mais práticos do serviço de assessoria de imprensa para Turismo, sem dúvida, é conquistar mais hóspedes para o hotel, pousada, resort, etc. O mesmo pode ser dito quando a assessoria de imprensa é realizada para destinos turísticos, como cidades ou até mesmo atrativos específicos: aumentar o número de visitantes. 

No entanto, é importante destacar que o crescimento no número de hóspedes ou de visitantes de um destino trata-se, na verdade, do fruto palpável de ganhos ainda mais valorosos e sustentáveis: uma imagem forte, credibilidade, engajamento e fidelização dos clientes. 

Outro ponto a se considerar é que nenhuma empresa está imune a crises. E quando as crises acontecem, as empresas que têm uma marca sólida podem sair delas com menos arranhões e danos possíveis. Mas é claro que o trabalho de gestão da crise precisa ser conduzido com profissionalismo: é aí que a assessoria de imprensa entra em cena novamente. 

Por fim, vale lembrar que todo o trabalho da assessoria de imprensa é realizado em total harmonia com o cliente para ajuda-lo a atingir metas e objetivos, tanto gerais quanto específicos.

Neste artigo, apresentamos somente algumas das questões mais gerais do que é assessoria de imprensa para Turismo e alguns dos benefícios para o seu negócio. Para mais informações e propostas, entre em contato com a WR Comunicação pelo e-mail: imprensa@wrimprensa.com.br ou pelo telefone (11) 98658-6290. 

Até a próxima!