Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo)

Dra. Elizabeth Senra
14/08/2019
Acampamento Peraltas
14/08/2019

A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), estabelecida na Estância Turística de Brotas (SP), a apenas 220 km de São Paulo, está consolidada como um dos melhores e mais importantes destinos de turismo cultural no interior paulista. Idealizada por Antônio Rabello, a Fundação iniciou as atividades em 2001, com objetivo de divulgar diversas áreas da ciência, tais como Astronomia, Astronáutica, Geologia, Biologia, Meio Ambiente, entre outras. 

No que diz respeito à infraestrutura, a Fundação CEU conta com um grande observatório, equipado com telescópios de última geração, sendo um deles o Meade de 14 polegadas, que oferece a oportunidade de observar planetas a milhões de anos luz da terra, anfiteatro para apresentações multimídias, sala de projeção cine-dome (planetário digital), caverna cenográfica, com efeitos especiais para que os visitantes explorem rochas e fósseis de forma vivencial.

Os visitantes também podem conhecer o Geo-Show: um grande painel interativo e a céu aberto, que utiliza efeitos especiais para mostrar geologicamente a formação da Terra desde o período pré-cambriano até o quaternário. Além disso, há ainda a base Marcos Pontes com torre de lançamento de foguetes, replica do esqueleto de um Alossauro com 5 metros de altura, réplica do Stonehenge: o monumento mais famoso e importante para a astronomia, e muito mais.